segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Apostila do Workshop" AULA 1 - Curso de Canto

A amiga Fernanda Lara visita Valéria Rodrigues nos Ensaios e Workshop do Coral do Grupo Jovem realizado na Catedral de Porto Alegre e trocam Cds autografados em 2007


Nos Ensaios e Workshop que a Cantora Valéria Rodrigues estava fazendo em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) com os jovens de Porto Alegre. Vinham jovens de várias cidades do Rio Grande do Sul, como: Novo Hamburgo, Canoas, Gravataí, Guaíba entre outras cidades do Estado gaúcho. E na oportunidade, quando a amiga Fernanda Lara foi visitar a cantora, deu uma palhinha pra todos da lindíssima música "Toque de Poder"


Valéria Rodrigues com a "Apresentação do Coral do P.A" em Homenagem ao Dia das Mães em Porto Alegre-RS na Reunião domingo de manhã às 10 hs com Bispo Darlan Ávila em Maio/2006
"Desde muito tempo tenho recebido emails pedindo para que eu fizesse Workshop de Música, inclusive um querido Pastor da Igreja Metodista do Mato Grosso me convidou para um final de semana de Workshop da Música para aulas de "Adoração e Louvor" com o Grupo de jovens daquele Estado, onde se reunirá várias Igrejas do Mato Grosso.

Por isso estou postando, algumas coisas que tenho em apostilas para aqueles que querem aprender mais sobre nosso aparelho fonador e como cuidar mais da voz, e claro, para uma boa apresentação a Deus na hora da Adoração com cânticos!!
Seja bem vindo a esse curso"!

Valéria Rodrigues


Curso de Canto Popular - Aula 01

Introdução ao Canto

Entendendo o Canto: Para o canto, como no estudo de um instrumento, estudaremos musicalização e técnica.

Musicalização - trabalhamos a percepção, ouvindo, reconhecendo e repetindo o som na sua exatidão, através das escalas, tríades e tétrades maiores e menores, notas isoladas; para isso você vai precisar da ajuda de um instrumento, de preferência um piano, teclado ou violão. Nesse processo você vai descobrir a sua tessitura vocal, que é desde a nota mais grave até a mais aguda que sua voz alcança, e dentro dela, o registro médio, que é aquela região onde sua voz fica mais firme e bonita. Descoberto e firmado esse registro através de exercícios, vai ficar mais fácil você colocar as canções que e gosta nos tons mais adequados à sua voz.

Técnica - o som da nossa voz é resultado da vibração do ar nas pregas vocais, no ato da expiração. Esse trabalho conta com o apoio do músculo diafragma, fundamental para o canto. Quando não usamos esse músculo da maneira adequada, colocamos muita força na garganta, produzindo um som "seco", sem brilho, gritado, o que pode causar rouquidão, cansaço e machucar as pregas vocais.

* Por isso muita das vezes nós vemos cantores com rouquidão, mal canta 3, 4 ou 5 músicas já sai rouco, como se tivesse gritado a plenos pulmões. Isso significa que não está usando adequadamente o diafragma e cantando pela garganta o que danifica e muito o nosso instrumento de trabalho.

Eu já cansei de sair de eventos e apresentações onde tinham cantores que também se apresentaram no mesmo evento que eu e saiam completamente roucos, sem voz. A pessoa com certeza não está cantando corretamente como se deveria, isso é fato. Está usando erroneamente o aparelho fonador. Em contra partida em outros casos amigos meus que também cantam absurdamente e maravilhosamente, cantam há muitos anos e não tem e ou nunca teve problemas nas cordas vocais (seja de rouquidão, calos, nódulos das pregas vocais), como por exemplo Ednaldo Mendes, meu amigo de muito tempo, que canta em tons altíssimos e nunca teve problema. Posso dizer, citar o nome dele, porque recentemente estive conversando com ele sobre isso.

A respiração deve ser mista, isto é, pelo nariz na introdução e intervalos maiores das canções, e pela boca entre as frases com intervalos curtos. O nariz filtra e aquece o ar, mas só quando há tempo suficiente respiramos por ele para cantar, pois precisamos de uma boa quantidade de ar e no tempo curto entre as frases é melhor respirarmos pela boca. Também precisamos trabalhar a articulação das palavras, a abertura de boca para evitar o som muito anasalado, e a ressonância do som na nossa "caixa acústica", a boca, faringe, fossas nasais e cavidades da cabeça.

O terceiro fator - esse independe do professor, pois é o fator emocional. A laringe, que contém as pregas vocais, é um filtro para as nossas emoções. Se você tem bloqueios, inseguranças, nervosismo (o que pode acontecer com qualquer um, profissional ou não), já deve ter sentido uma espécie de "garra" na garganta, principalmente nos sons agudos, algo que nos impede de cantar como queremos. Os exercícios ajudam bastante a dar segurança, mas as emoções precisam ser trabalhadas para o som fluir tranqüilo e afinado.

Então, para cantar bem, precisamos:

* Entoar o som na sua exatidão
* Respirar bem e sempre entre as frase
* Apoiar a saída do ar com o diafragma
* Articular bem as palavras
* Manter o som ressoando na nossa "caixa de som"
* Vamos ver isso aos poucos, mas para começar você pode verificar como está trabalhando com o músculo diafragma, fazendo o seguinte exercício:

O diafragma fica sob o pulmão, é um músculo elástico, que quando você inspira ele abaixa, projetando o abdômen à frente. Quando você expira ele vai subindo, contraindo a base do pulmão, expulsando o ar. Como aprendemos a respirar errado, estufando o peito e encolhendo a barriga, ele fica sem firmeza. Vamos então fazer um exercício para reativá-lo e reforçá-lo.

Expansão - Sentado(a), coluna reta, inspire bruscamente pelo nariz, deixando expandir o abdômen, SEM ESTUFAR O PEITO; expire logo em seguida pela boca suavemente, retraindo o abdômen. Faça-o 15 vezes seguidas, todos os dias. Se sentir tontura, pare uns segundos e recomece, é normal.

Não exagere, 15 vezes está bem, o que importa é a qualidade e a constância.

Esse exercício é para dar agilidade e firmeza ao músculo, mas para cantar o uso é diferente, o que veremos na próxima aula, além dos outros assuntos acima.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Valéria por essa inciativa, em compartilhar aquilo que tem aprendido e recebido de Deus em sua vida. Que o nosso Deus materialize os seus sonhos, pois você é uma mulher de fé!
Beijos,
Isis